Diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago

Entenda a diferença entre tráfego orgânico e pago

Entenda a diferença entre tráfego orgânico e pago

As pessoas (PF – pessoas físicas) e empresas (PJ – pessoas jurídicas) estão cada vez mais preocupadas com a sua presença digital. É verdade que quando começamos a construir nosso perfil nas redes sociais surgem várias dúvidas sobre os termos e seus significados. Além disso surgem perguntas como: Por onde eu começo? Para o que eu dou maior atenção? É realmente muita coisa para pensar, por isso nós vamos te ajudar. Hoje nosso foco será entender a diferença entre trafego orgânico e pago. Mas e aí, o que é isso?

Vamos a uma breve contextualização…

Você já deve ter ouvido falar em criar anúncios, não é mesmo? Ou deve ter assistido um vídeo patrocinado antes de conseguir assistir um conteúdo no Youtube, esses são um tipo de anúncio feito através do GoogleAds. Talvez você tenha se perguntado: “como fazem isso?”. A verdade é que existem algumas formas de fazer um anúncio. E vamos ter um conteúdo só mostrando o passo a passo para você construir o seu.  

A pergunta chave para entender a diferença entre orgânico e pago é pensar: qual é a diferença entre anunciar e postar?

Spoiler: De forma geral quando se fala em criar um anúncio é destinar tráfego pago. E quando se fala em postar ou publicar é destinar um tráfego orgânico.

Mas então vamos lá…

Entenda a diferença entre tráfego orgânico e pago

Tráfego

A palavra tráfego tem significado de movimento, de fluxo, nesse caso: de pessoas (e claro de forma digital, portanto acessos de pessoas a sua página). E orgânico significa que será de forma natural ou espontânea, ou seja, sem o uso de recursos pagos.

Exemplo:

Ao realizar uma publicação, filmar um stories, ou transmitir uma live você irá atrair pessoas para a sua marca pessoal ou empresarial, pessoas que se identificam com você ou com a sua marca de forma geral, essas pessoas que te seguem e confiam em você de forma espontânea fazem parte do seu tráfego orgânico.

Tráfego

Bom, a definição da palavra tráfego já falamos acima. E a palavra “pago” praticamente fala por si. O tráfego pago é aquele movimento, fluxo de pessoas conquistado de forma patrocinada, de forma paga. São os nossos anúncios.

As duas empresas mais populares de se anunciar é pelo Google Ads e Facebook Business. O GoogleAds é muito usado para levar mais tráfego sites através de campanhas de palavras chaves. E gerar visualizações em vídeos no canal do Youtube. Não que não possa fazer isso pelo Facebook Business, mas pelo Google é um recurso muito usado e trás um resultado bastante efetivo, por ser da mesma empresa.

Já o Facebook business permite fazer anúncios de stories, de feed tanto no facebook quanto no instagram e parceiros dos mesmos.

Se você quer anunciar a sua marca é importante entender a diferença entre dark post e impulsionamento. São os dois tipos mais populares de anúncio, clique aqui e conheça a diferença.

O que você achou desse tema? Já sabia dessa diferença?

Confira em nosso canal do Youtube, nosso vídeo a respeito do tema:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *